• Postado por Tiago

A prefeitura de Itajaí começa hoje a distribuição dos carnês do imposto predial e territorial urbano (IPTU). O contribuinte tem duas formas de pagar os boletos. Uma ir a um dos três postos instalados pela cidade. A outra é pela internet, através do saite www.itajai.sc.gov.br. Bastar clicar no link IPTU e mandar imprimir.

Quem prefere pegar o carnê num dos postos tem que ficar ligado, porque os pontos de distribuição vão atender a regiões específicas da cidade. Quem mora no São Viça e no Cidade Nova pega o talão do IPTU no centro social urbano do bairro São Vicente, na rua Antônio Cirilo Dutra, ao lado da policlínica. Quem mora nos Cordeiros, incluindo a Murta, e nos Salseiros, pega o carnê no salão paroquial da igreja São Cristóvão, que fica na rua Odílio Garcia, no bairro Cordeiros. Quem tem baia ou qualquer tipo de imóvel em outros lugares da cidade, pega o carnê no salão paroquial da igreja Matriz

Aproveite os arregos

Quem fizer o pagamento no quéche até 15 de fevereiro ganha um desconto de 15% no valor do imposto. Se o pagamento à vista for feito até 15 de março, o arrego é de 10%. Pra quem preferir parcelar, a primeira conta vence no dia 15 de março.

No ano passado, informa o secretário Júlio Alves de Sá, da Fazenda, aproximadamente 30% dos contribuintes preferiram pagar o IPTU numa tacada só. A estimativa da prefeitura é que sejam arrecadados com o IPTU deste ano algo em torno de R$ 20 milhões. Itajaí tem aproximadamente 59 mil imóveis cadastrados.

Quem tem direito a isenção

Quem tem renda familiar de até três salários mínimos nacionais e não tenha carro, moto ou caminhão com fabricação inferior a 10 anos, fica livre de pagar o IPTU. Pra isso, tem que ir até a prefeitura entre 5 de abril e 31 de março e pedir formalmente o direito a não pagar o imposto. É preciso levar comprovante de renda, carteira de identidade e número de CPF. E não adianta querer enrolar o pessoal da prefa, que todas as informações serão checadas.

  •  

Deixe uma Resposta