• Postado por Tiago

O peixeiro Jonatan Busetti tá confirmado na disputa

Duas semanas depois de ser palco do Desafio dos Amigos, a praia da Atalaia, em Itajaí, vai sediar dinovo um campeonato de surfe da região. De hoje até domingo rola o terceiro festival Padang Padang de Surfe 2009, confirmado após a direção de prova ter avaliado as condições do mar ontem. Como o meio da Atalaia tá protegido do vento sul, que começou a soprar forte em Itajaí na sexta-feira, o festival vai rolar na praia proibida com ondas de, no mínimo, meio metro e boa formação.

Os brous peixeiros e de outras regiões começam a cair na água já às 8h deste sábado, com o início da categoria open, a mais importante da bagaça. Um dos principais nomes confirmados pra essa categoria é o local Jonatan Busetti, que vem correndo algumas etapas do WQS, a divisão de acesso à elite do surfe mundial. Outros brous garantidos são Gustavo Machado, de Florianópolis, e Eloin Trevisani, outro peixeiro, que é o atual bicampeão do Desafio dos Amigos. ?Estamos na expectativa do mar melhorar. A previsão era boa, mas tá dando uma furada?, diz Cristhyan Ferrinho, um dos organizadores do festival, que espera um bom campeonato. ?Já tem bastante gente inscrita, vai dar bom?.

Válido como a terceira etapa do circuito ?Evolução Consciente?, promovido pela associação de Surfe das Praias de Itajaí (ASPI), o festival vai rolar em nove categorias. Os finalistas brigam por 20 mil reales de premiação. Os presentes ainda vão conferir de perto altos aéreos, no evento Air Show Vibe, que promete levantar também o público.

Olimpíadas catarinas na Barra Velha

A surfistada catarinense também tem competição na Barra Velha. De hoje até domingo rola o festival Inter Associações – Circuito Catarinense de Associações 2009, considerado as Olimpíadas do Surfe Catarinense. As melhores equipes de brous de toda Santa & Bela vão siacabar nas ondas da praia do Costão.

Diferente dos campeonatos ?normais?, as olimpíadas rolam de outra forma, com baterias de 10 minutos, onde apenas duas ou três ondas podem ser surfadas, dependendo das condições do mar. Da somatória delas sai a média pra cada surfista.

As baterias têm quatro atletas e o primeiro colocado ganha quatro pontos, o segundo três e assim por diante, até o quarto. Ao final, a equipe que somar o maior número de pontos é a campeã da etapa. A bagaça parece séria mesmo, porque todas as equipes precisam estar uniformizadas e com as bandeiras das associações.

Até agora, a equipe líder do ranking é a da galera da praia do Matadeiro, de Floripa, com 1900 pontos e grande chance de faturar o título da temporada. Em segundo vem a equipe de Araranguá, com 1656 pontos. Balneário Camboriú tá em sétimo, com 810 pontos, e Navegantes em 14º, com 387.

  •  

Deixe uma Resposta