• Postado por Tiago

O vereador Aquiles José Schneider da Costa (PMDB) denunciou a prefeitura de Penha ao ministério público federal (MPF). A pendenga é sobre a falta de água na lagoa do Quinca Ludo. Segundo Aquiles, a prefa fez uma obra pra acabar com os alagamentos no bairro Praia Alegre e com isso escoou quase toda a água da lagoa, que era criadouro de camarões e caranguejos. O vereador oficializou a denuncia na quarta-feira ao procurador Pedro Paulo Reinaldin.

Aquiles tá cabreiro porque a prefa não levou em conta a questão ambiental quando abriu um novo tubo ligando a lagoa ao rio Piçarras, que são separados pelo molhe. O vereador tava esperando conseguir as fotos do “antes e depois” para ir ao ministério público federal. As fotos foram enviadas por um morador e o edil botou a boca no mundo. A obra foi feita no início do ano. “Os danos ao meio ambiente são irreversíveis”, lasca Aquiles.

Prefeitura tá rilex

O engenheiro ambiental da prefa, Everaldo Moraes dos Santos, admite que foi aberto um novo tubo abaixo dos outros e isto realmente contribuiu para baixar ainda mais o nível da água na lagoa. Ele diz que o processo de assoreamento da lagoa já vinha sendo visto há tempos e tava causando os alagamentos no bairro, justamente porque criava uma barreira que não deixava a água escoar através dos tubos pro rio. Everaldo conta que no dia da forte enxurrada no começo do ano, a secretaria de obras abriu em caráter de emergência a ligação porque a água tava contida e invadiu ruas e casas. Apesar da denúncia, a prefa tá tranquila, pois tá trabalhando num projeto de revitalização da área e o licenciamento ambiental da Fatma deve sair daqui a 60 dias.

  •  

Deixe uma Resposta