• Postado por Tiago

segunda-nove---vereador-de-balneario---jose-hannibal

José Hannibal (PP) diz que é um incentivo pro povão mandar a porcariada pro lugar certo

Depois da taxa de ligação de esgoto ter sido suspensa temporariamente em Balneário Camboriú, a pedido da casa do povo, o vereador José Hannibal (PP) quer que a cobrança deixe de existir de vez. Ele acha que o povão já tem muita coisa pra pagar e acredita que liberar a continha seria uma forma de incentivar o pessoal a ligar a porcariada que sai das casas à rede. Mas o mandachuva da empresa municipal de água e saneamento (Emasa) carca que isso é contra a lei e diz que vai à falência se deixar de cobrar pelo serviço.

A polêmica começou depois que a Emasa suspendeu por tempo indeterminado a cobrança da taxinha de ligação de esgoto, que custa R$ 75, pras famílias onde a rede foi instalada há pouco tempo. A suspensão foi um pedincho do vereador Hannibal, que não tá contente com o resultado. ?Minha preocupação é que daqui a quatro, cinco meses, voltem a cobrar. Queria que a taxa fosse suspensa definitivamente?, diz.

Ele comenta que o custo da saída da nojeira, pro povão, é muito alto. ?O usuário já precisa pagar canos e caixa de inspeção. Só aí vão uns R$ 500?, calcula o vereador. Hannibal acha que a mãozinha da Emasa poderia influenciar na limpeza da praia. ?É uma forma de incentivo. Quanto mais residências estiverem ligadas à rede coletora de esgoto, que vai pro tratamento, melhor vai ser a balneabilidade de nossa praia. Depois, quem não fizer a ligação pode ser multado?, sugere.

Não é por aí

Mas Ney Clivatti, o todo-poderoso da Emasa, diz que não pode mandar a taxa pelos ares. ?Se eu fizer isso vai ser evasão de receitas, e o tribunal de contas vai vir pra cima de mim?, disse.

Ele comenta que a cobrança foi definida em decreto e por isso não pode ser descartada sem mais nem menos. ?As taxas estão suspensas, mas vamos ter que recuperar isso durante o ano, até pela saúde financeira da empresa?, lascou. Não tá descartada a possibilidade de o povão ter que arcar com o preju mais tarde.

Ney disse que a liberação das taxas de ligação de esgoto pro pessoal da Quarta avenida e da marginal Leste, onde a rede é nova, ainda tá sendo discutida. ?O discurso de liberar taxas é fácil?, atacou o abobrão.

  •  

Deixe uma Resposta