• Postado por Tiago

As sessões da câmara de Vereadores de Itajaí começam na próxima terça-feira, dia 2, e até lá, tudo tem que estar nos trinques pra estreia da tevê da casa do povo peixeira. Os funcionários que vão trampar pros vereadores tão sendo treinados pra não fazer feio no mês de inauguração.

O presidente da câmara, Luiz Carlos Pissetti (DEM), disse que a expectativa tá grande pra ver o projeto em andamento. No começo haverá somente a transmissão ao vivo das sessões, mas a intenção é de que, em um mês, outros dois programas façam parte da programação. “Nós vamos ter o jornal da câmara, com meia hora de duração nas terças e quintas-feiras, e o programa “Fala Vereador”, que dará a oportunidade pra cada vereador expor os seus projetos e ideias”, explica.

Pra que nada falhe, os quase 30 funcionários, que passaram no concurso da TV Câmara, tão trampando desde o início deste mês. Todos já foram efetivados, garante o gordinho Pissetti. “Eles estão em treinamento. Estão produzindo vinhetas e preparando a estrutura”, conta. Os programas da casa do povo peixeira vão ser transmitidos pela televisão à cabo no canal 10, da assembleia legislativa.

Além da TV Câmara, Pissetti disse que outras novidades foram preparadas pra receber os peixeiros que acompanham as sessões. Um estúdio e uma sala de imprensa foram elaborados. O plenário ganhou uma garibada e pra evitar as constantes quedas de luz, um transformador foi comprado.

Pauta não definida

O presidente da câmara ainda não conhece a pauta da primeira sessão de 2010. Pissetti falou que a maioria dos vereadores já entrou com projetos de lei e requerimentos, mas ele ainda não se interou dos temas. “Na segunda-feira é que tomarei conhecimento dos assuntos que entrarão em discussão no plenário. Até porque a pauta pode ser definida até as 15h do dia da sessão”, explica.

Construção da nova câmara peixeira começa em junho

O presidente da câmara de Itajaí também recebeu na sexta-feira passada, da arquiteta Jeane Busana, o projeto final da estrutura da nova casa do povo, que deve ter a pedra fundamental lançada no dia 15 de junho, quando a cidade comemora 150 anos de emancipação política.

O projeto já tá protocolado na prefa pra avaliação da secretaria de Urbanismo, mas o ato oficial de apresentação ao prefeito Jandir Bellini (PP) acontece no dia 2 de fevereiro, com a retomada dos trabalhos no legislativo. “Após 150 anos, Itajaí terá de fato uma câmara municipal à altura de seu povo”, afirmou Pissetti, que não descarta a permuta do terreno atual, nos fundos do fórum, por uma área de melhor acesso à comunidade.

Desde sua saída do palácio Marcos Konder, em 1999, o legislativo peixeiro tem se instalado em prédios privados, o que gera o pagamento de aluguéis até hoje.

A nova casa do povo, além de independente, será inteligente, projetada pra captar água da chuva, energia solar e também prevenir e minimizar estragos causados por eventuais catástrofes naturais, como enchentes.

Pissetti fez questão de jogar confetes na futura câmara. “Esta não vai ser apenas uma obra pública, será um exemplo de que é possível agregar bom gosto, funcionalidade e qualidade em favor da população”, concluiu.

  •  

Deixe uma Resposta