• Postado por Tiago

Eles não quiseram nem conversa. Vão logo fechando a BR-101. Vereadores e comerciantes de Barra Velha cansaram de esperar pela boa vontade da Auto Pista Litoral Sul, empresa responsável pela BR-101 na região, e hoje pretendem parar a estrada por uma hora. A ideia da manifestação começou na sessão de quinta-feira da câmara de vereadores. Naquele dia, a Auto Pista fechou quatro acessos à city sem nem ao menos comunicar os edis. A obra da empresa também atiçou a fúria dos comerciantes. A canalização do rio Cancela e a determinação de que obras só poderão ser construídas a 45 metros do centro da pista, também serão alvo dos reclamos dos representantes do povo.

O fuzuê organizado tá marcado pras 15h30 em frente ao posto Aviz, no Km 88. A barricada no trecho da BR-101 vai rolar das 16h às 17h. Com isso, o pessoal pretende chamar a atenção da Auto Pista. Segundo o vereador Narcizo Júnior (DEM), os edis decidiram deixar de pedir formalmente atenção da empresa por experiência própria. De acordo com Narcizo, há dois meses o povão teve que trancar a BR para que a concessionária abrisse novamente o acesso ao bairro Escalvado, em Barra Velha, e Morro Grande, de Araquari, depois de muitas tentativas amigáveis de resolver o problema dos moradores locais. “Na época, eles não deram atenção alguma pra nós. Agora nós não vamos perder tempo com eles”, explica Narcizo.

Na quinta-feira, quatro entradas da city foram fechadas. Segundo o vereador, no mesmo dia cerca de 20 comerciantes se aglomeraram na câmara de vereadores para pedir providências, já que a medida da concessionária prejudica o acesso dos clientes. Na ocasião, a distância mínima de 45 metros da mureta da pista para se construir na margem da BR-101 também foi discutida, já que muitos lotes têm de 25 a 30 metros de distância. A Auto Pista não indeniza os donos de terrenos que saíram perdendo nessa história. Os vereadores ainda comentaram sobre a canalização do rio Cancela, que passa por baixo na pista da rodovia. Segundo eles, uma canalização maior resolveria grande parte dos problemas de alagamento no bairro São Cristóvão.

O que diz a empresa?

A Autopista Litoral Sul, em nota oficial, diz que os acessos às marginais da BR-101 que foram fechados em Barra Velha não tavam de acordo com as normas de segurança exigidas. “Por estarem na faixa de domínio, pela qual a concessionária é responsável, fica a critério desta decidir pelo fechamento do acesso caso apresente perigo aos motoristas que trafegam pela via”, diz a empresa.

  •  

Deixe uma Resposta