• Postado por Tiago

02_thumb

Novos equipamentos vão ajudar guarda-vidas no trampo

A temporada de verão nas praias da região começou oficialmente na manhã de ontem. Numa solenidade cheia de pompa e floreios, realizada na praia central do Balneário Camboriú, começou a operação veraneio dos bombeiros. A partir de hoje, os guarda-vidas ficarão de olho nos banhistas nas praias que vão de Bombinhas até Itapoá.

No festerê se formaram 300 vermelhinhos civis que passaram os últimos três meses aprendendo como ajudar os banhistas e orientá-los a não arriscar suas vidas nas águas do marzão de meu Deus. Eles se juntam a outros 250 militares, que já ajudam no salvamento do povão dentro da água. ?Eles estão aptos pra fazer todo o serviço de guarda-vidas na praia?, garantiu o tenente-coronel Onir Mocelin, chefão dos bombeiros na região.

Dos mais de 500 guarda-vidas disponíveis, 41 ficarão no Itajaí, 63 em Navega e 68 no Balneário Camboriú. As citys de Itapema, Bombinhas e Barra Velha recebem 56 vermelhinhos. Já na Penha e Piçarras receberão 30 guarda-vidas. Em Porto Belo ficarão apenas seis homens.

Durante o evento, também foram expostos os jet skys, botes salva-vidas e até o quadriciclo utilizado pelos guarda-vidas pra fazer o serviço nas praias. Além dos veículos, foram comprados pra essa temporada binóculos, protetores solares, bandeiras e até máscara de respiração. A grana pra compra dos badulaques saiu do governo do Estado, que resolveu sicoçar e liberar R$ 3 milhões pra gastar na temporada.

Uma das grandes novidades deste verão é a estrutura montada na praia de Navega. Por lá foram colocados sete cadeirões de guarda-vidas que ficarão entre os outros sete postos dos vermelhinhos. A medida foi necessária pra garantir a segurança dos banhistas na praia, que tem 12 quilômetros de extensão. ?Eles vão trabalhar lá em revezamento. A cada duas ou três horas vão trocar de serviço?, explica o coronel.

  •  

Deixe uma Resposta