• Postado por Tiago

Quem tem sentido na pele o calorão dos últimos dias terá que se acostumar. O verão, que começa dia 20 de dezembro, promete ser escaldante nessa temporada. Pela previsão dos entendidos do assunto, as temperaturas vão ficar nas alturas e quebrarão o recorde dos verões passados.

A estação mais quente do ano deverá ter temperaturas acima da média histórica. O verão será quente pra dedéu e com a típica cara da estação. Dias escaldantes com sol de rachar o coco de qualquer um e trovoada forte e de curto período no fim da tarde pra refrescar as ideias.

Por incrível que pareça, o calor que baixou na região nos últimos dias e tem derretido muito sujeito pelaí ainda não está no máximo. Pela previsão do coordenador do laboratório de Climatologia e do laboratório de Geoprocessamento da Univali, Sergey Alex de Araújo, o calorão deverá piorar nos dois primeiros meses de 2010.

O pico das temperaturas deverão ser registrados no fim do mês de janeiro, quando os termômetros deverão chegar pertinho dos 40 graus. O cara explica que a culpa é do El Niño, que é um fenômeno climático que aquece demais as águas do oceano Pacífico. “O El Niño estava fraco e a tendência dele é dar uma fortalecida pra janeiro e fevereiro”, conta.

O fenômeno também irá aumentar um pouquinho a quantidade de chuva. Dezembro deverá registrar um aguaceiro acima do normal aqui no litoral, com a entrada de algumas frentes frias, mas nada que possa trazer desgraceira pra região. Já em janeiro e fevereiro a situação se estabiliza e a chuvarada ficará dentro da média histórica. “Só parte do leste catarinense que deverá ficar abaixo da média”, palpita Sergey.

Novembro quebrou recordes

Embora ainda esteja levantando os dados concretos, o pesquisador relembra que o mês passado já passou dos limites do calorão. Em novembro, os termômetros chegaram a marcar 33 graus no Itajaí e região, o que é muito acima do normal registrado em anos anteriores. O pesquisador afirma que toda a região sul do Brasil tem sofrido mais com as altas temperaturas dos últimos dias, justo pela influência do El Niño. “No Rio Grande do Sul já bateu o recorde dos últimos 100 anos”, conta.

Essa semana

Pra alegria dos encalorados, o sol e as altas temperaturas deverão diminuir um pouquinho nos próximos dias. Uma frente fria chega hoje sobre a Santa & Bela e deverá trazer a chuva pro estado, principalmente pro oeste. Hoje o tempo deverá ficar indefinido, com aberturas de sol, mas é bom preparar o guarda-chuva, porque São Pedro deverá abrir as torneiras pro lado de cá.

Já pra sexta-feira deverá cair um toró na madrugada e no fim do dia. Por isso, deve dar uma refrescada e o dia deverá ser um pouco mais agradável. Já no fim de semana, o povão terá que se contentar em passar poucas horas na praia. O sol até deve dar as caras, mas os dias deverão ficar um pouco mais nublados e com pancadas de chuva isoladas.

  •  

Deixe uma Resposta