• 20 jan 2010
  • Postado por Tiago

CONTRA---s---moribug-catarinenses-19.01.10-(2)

Os catarinenses Éder Luciano, de Itapema, e Luis Villar (na foto), de Balneário Camboriú, embarcam esta semana pro paraíso do surfe. O objetivo é treinar pra primeira etapa do circuito mundial de moribug, que rola nas ondas de Pipeline, em fevereiro

A dupla de bodyboarders catarinenses, Éder Luciano e Luis Villar, embarca nesta semana pro Havaí, onde no mês de fevereiro rola a abertura do circuito mundial de moribug, nas famosas ondas de Pipeline. Os barrigas-verdes vão com um mês de antecedência pra lá, com o objetivo de treinar nas temidas ondas da costa norte havaiana, já pra se adaptarem melhor ao local de competição.

Nascido em Itapema, o jovem atleta Éder Luciano teve um 2009 brilhante, terminando o circuito mundial na oitava posição geral, segundo melhor brasileiro atrás do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. Além de ter vencido duas etapas do mundial, na Bahia e em Portugal, ele também se sagrou campeão brasileiro profissional.

Agora, Éder parte pra sua primeira temporada no Havaí com altas expectativas e muita confiança na bagagem. ?Essa será minha primeira temporada havaiana e é um sonho ir pra lá. Acho que ir pro Havaí é a última prova para um atleta de verdade e poder participar de uma competição em Pipeline, ainda mais como top-16, com certeza será muito importante?, diz Éder, que não esconde a ansiedade e seus objetivos pra 2010. ?Vou participar dessa etapa na temida e perfeita bancada de Pipe. Quero dar início à jornada de 2010 com todo o gás e lutar pelo título de campeão mundial nesta temporada?, finaliza o brou de Itapema.

Experiência havaiana

Já o surfista de Balneário Camboriú, Luis Villar, parte pra sua oitava temporada no Havaí. Mais experiente e com baita conhecimento do local, ele quer usar a etapa gringa pra recuperar o posto de top no ranking mundial. ?Estou recuperado de todas as lesões que tive nos dois últimos anos e me sinto pronto pra voltar a ser top-16. O Havaí é a vitrine de qualquer esporte com ondas, então vou partir com um mês de antecedência do evento?, diz Luis, sobre sua preparação pra etapa.

Ele ressalta também por que todos os atletas que pegam onda almejam um dia disputar um evento no Havaí. ?Competir em Pipeline é uma mistura de sonho e adrenalina. Quando a série aponta é necessário se posicionar e ficar dentro do tubo, que é o que vale lá. É só alegria?, encerra.

Como foram bem em 2009, os dois catarinenses começarão a competir somente nas fases mais avançadas, o que dá uma boa vantagem sobre os adversários. A dupla da Santa & Bela também vai atrás de uma baita grana na etapa de abertura do mundial 2010. Marcada pra rolar de 16 a 25 de fevereiro, o evento vai distribuir 25 mil dólares, pouco mais de 44 mil reales, e 2000 pontos pro ranking.

Confirmada etapa em Itajaí

Não é só o Turbo Bodyboards Pipe Pro, a etapa de abertura do mundial, que tá garantido no calendário 2010. Em outubro, tá certo que vai rolar o Katherine Melo Bodyboarding Pro, a etapa peixeira do circuito mundial, na praia Brava. Ainda falta definir os dias do campeonato, mas a disputa nas ondas de Itajaí será logo após as etapas na Zoropa.

Será a terceira vez que vai rolar o Katherine Melo Bodybaording Pro. O evento já se tornou umas das etapas mais importantes do tour e promete ser decisivo na reta final do circuito. Depois de Santa Catarina, será a vez do Rio de Janeiro receber mais uma etapa ? a primeira rola em Búzios, em maio.

A grande novidade pra temporada é a volta da Austrália ao calendário, após um ano. Os australianos sediam a etapa de 12 a 18 de abril. Depois das etapas inaugurais, o circuito volta todas as atenções pras américas do Sul e Central, que sediarão a primeira ?perna? do tour. Entre os dias 24 de abril e 2 de maio, a Bahia volta a receber os melhores do mundo. Após o sucesso do Cobra D?Água Bodyboarding Show Bahia 2009, a associação Internacional de Bodyboarding (IBA) agora fez da etapa um evento Grand Slam, que oferecerá a premiação recorde de 60 mil dólares, cerca de 105 mil reales, a maior do tour mundial.

  •  

Deixe uma Resposta